sexta-feira, 20 de maio de 2011

Círio Bragantino

Foi estabelecida uma feira geral nos fins de Setembro de cada ano nos dias em que se costuma festejar Nossa Senhora de Nazaré. Marcada a data de 08 de Setembro para a realização da Romaria e abertura da feira no arraial de Nazaré, eram montadas as barracas que correspondiam a um lugarejo de destaque. Uma das barracas era da vila de Bragança. A partir daí supõe-se que os Bragantinos tiveram a idéia de também realizar a procissão que levou a denominação de Círio em 1800. Isso tudo graças um pescador chamado Plácido José de Souza que achou uma imagem de feições Portuguesas vestida de vermelho e azul, sustentando nos braços um menino a brincar com um globo.

Mãe de milhares de bragantino como é considerada. No segundo domingo de Novembro, Sua pequena e singela imagem é levada em procissão em meios às preces e cantos, a incontida emoção de uma maré de devotos.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é expressão máxima de nossa devoção, procissão esta realizada há mais de cem anos, tida como uma das maiores do interior Paraense.
A festa de Nazaré é sempre um momento de união: nas capelas, nos bairros, nos núcleos e nas famílias. É a voz do povo de Deus. As nossas mãos, junto em sentido de oração são as mãos de Nossa Senhora de Nazaré. Além da procissão principal, há outras procissões como por exemplo: a romaria fluvial, a dos motoqueiros, a trasladação,o recírio.

Fonte: Revista do Centenário do Círio de Bragança. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário